fbpx

Caldesul

Isolamento acústico reduz barulho e aumenta qualidade de vida

O silêncio, em alguns momentos, é imprescindível para uma melhor qualidade de vida. Afinal, quem não gosta de desfrutar de um pouco de tranquilidade, paz e privacidade, seja ao lado da família ou no trabalho? Os ruídos influenciam no descanso, especialmente, mental, e numa boa noite de sono, além de provocarem muito estresse. Também interferem na concentração e no rendimento no trabalho. 

Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em outubro de 2020, com foco na poluição sonora traz dados sobre diferentes níveis de exposição de sons e ruídos na Europa.

O documento Cargas de Doenças por Barulho Ambiental: quantificação de anos de vidas saudáveis perdidos na Europa trouxe dados sobre a poluição sonora proveniente do transporte, da construção e da indústria, de atividades comuns (ruídos de vizinhos, rádio, bares, entre outros) e de fontes sociais e de lazer (shows, música, fogos de artifícios e casas noturnas).

Como consequência do alerta apontado pelo relatório, medidas foram sugeridas para evitar  a exposição exagerada a barulhos. Entre elas, a instalação de mecanismos de alto desempenho de isolamento acústico e privação de ambientes barulhentos por longos períodos. Foi sugerido, ainda, o uso de abafadores sonoros ou de protetores auriculares.

Índices mínimos de isolamento acústico

No Brasil, também há uma preocupação com a carga de poluição sonora e suas consequências. Tanto que, em julho de 2013, entrou em vigor a norma 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de projetos residenciais.

A partir da norma, as construções têm de contemplar o isolamento acústico, responsável por bloquear ruídos e sons nos ambientes.

Além de ter uma medida no país assegurando percentuais de isolamento, a própria população tem tomado a iniciativa de providenciar, junto a profissionais da área, mecanismos para barrar o barulho nos ambientes.

Isso porque os ruídos e sons estão incomodando e influenciando, cada vez mais, na sua qualidade de vida e em seu trabalho. 

Com o aumento do home office devido à pandemia do Coronavírus, um sistema de isolamento acústico eficaz, fez-se ainda mais necessário.

Como a casa se transformou também em local de trabalho é preciso, ainda, de mais silêncio, e o isolamento do barulho se tornou essencial entre diferentes ambientes. É muito incômodo trabalhar com o som da obra do vizinho, não é mesmo? Fazer uma reunião online é quase impossível.

Benefícios do isolamento

O isolamento acústico pode ser utilizado em qualquer projeto de arquitetura: casas, apartamentos, escritórios, centros comerciais, indústrias, salões de festa, salas de vídeos e de cinema e estúdios de música.

O arquiteto pode prever em seu projeto o isolamento. O material pode ser aplicado do chão ao teto, por dentro da parede, por isso não fica visível. 

Os benefícios do isolamento acústico em projetos residenciais ou em ambientes de trabalho não se refletem somente na concentração e na qualidade de vida. Também favorece a privacidade e evita reclamações constantes dos vizinhos.