Caldesul

Isolamento acústico – Entenda de vez a diferença para trabalho e lazer

O isolamento acústico tem um papel fundamental no bloqueio de sons e ruídos, normalmente é muito usado em gravadoras, rádios e podcast atualmente, pois possibilita a melhor captação do som daqueles que estão presentes e impede a entrada dos que estão de fora, o isolamento serve basicamente para isso, porém há diversos materiais que são usados e aplicados para determinada situação.

O intuito deste artigo é esclarecer para você quais materiais se aplicam para situação de trabalho e quais são direcionados para o lazer, ou seja, aplicados dentro de uma residência para evitar a entrada de som externo.

Lã de rocha e lã de vidro 

Você pode conhecer essas duas pelo nome de manta acústica, ambas têm o mesmo propósito, que é isolar o som e ruídos e residências quando aplicadas em meio a alvenaria, pois preenchem as cavidades de paredes duplas, evitando assim a passagem das ondas sonoras.

A diferença entre as duas está na composição, a lã de rocha é composta por fibras e minerais, proporcionado um produto com maiores densidades (peso) em relação a lã de vidro. A densidade é a quantidade de produto inserido no material. Quanto mais produto compactado, mais peso, logo mais bloqueio de som. Também é um produto hidroscópico (repele água) e não atrai roedores.

A lã de vidro é composta por vidro reciclado e aditivos especiais, fazendo com que seja menos densa, porém um pouco mais ecológica, pelo fato de se reciclar um material que poderia estar jogado no meio ambiente. Tem um bom conformo em locais de ruídos baixos.

Ambas são autoextinguíveis, ou, seja, não propagam a chama.

 Espuma de Poliuretano (autoextinguível)

Aqui entra o uso profissional do isolamento acústico, pois esse tipo de material é mais utilizado em gravadoras, salas de reuniões, teatros e auditórios, sendo feita a aplicação no solo, teto e paredes, levando o som a se propagar apenas naquele ambiente. 

No mercado é encontrado formatos e cores diferentes, para que possam ser empregadas para qualquer tipo de negócio que há necessidade do isolamento acústico.

A espuma de PU, por suas características, é um isolante mais indicado para fazer o tratamento acústico do que bloquear o som, pois ele tira a reverberação do ambiente e, também o “Eco”. É um excelente produto para proporcionar um ambiente mais tranquilo.

Você conseguiu esclarecer essa dúvida? Saiba que a Caldesul é líder em isolamento acústico e térmico  e sempre está à sua disposição para tirar dúvidas sobre esses assuntos, tendo sempre a um telefone de distância um profissional técnico na área.

Por último, você também pode ir na sacola da Play Store e baixar o app Caldesul (disponível apenas para android), com ele ficará mais fácil de achar o material correto para a sua necessidade.