Caldesul

Os benefícios para a saúde e bem-estar do conforto termoacústico

Você já ouviu falar sobre o conforto termoacústico? Também conhecido como isolamento termoacústico, o termo é a união das palavras térmico e acústico, que tem como objetivo proporcionar ambientes mais confortáveis isolando temperaturas (quentes e/ou frias) e sons (ruídos no geral).

O tema já é importante para a construção civil, pois se tornou essencial construir espaços capazes de promover bem estar físico e emocional, inserindo isolamentos adequados para cada ambiente, seja residencial, edifício, sala ou biblioteca. Um isolamento termoacústico eficaz deve ser realizado em pisos, paredes e tetos. Geralmente são materiais como mantas térmicas (lã de rocha ou lã de vidro), espumas ou poliuretano, entre outros. 

O corpo humano, por mais adaptável que seja, sofre oscilações diversas e ao estar exposto a essas condições se sente estressado, sem concentração e desconfortável. No entanto, por muitas vezes, nós não compreendemos que ruídos excessivos e temperaturas (muito frio ou muito quente) nos afetam.

Quais são os benefícios ao ter isolamento térmico e acústico?

Pode ser estranho pensar como os isolamentos contribuem para uma qualidade de vida, mas é importante perceber que esses materiais, quando bem aplicados, são capazes de evitar dores de cabeça, irritação, estresse e falta de concentração. Uma vez que o isolamento acústico é capaz de tirar sons indesejáveis do ambiente, o silêncio permite uma melhoria ocasionando uma atmosfera ideal para prática de atividades como, leitura, estudo e yoga.

Ao falarmos sobre os benefícios do isolamento térmico pensamos em cidades mais frias, com baixas temperaturas. Mas também devemos pensar em regiões quentes, em que as altas temperaturas são mais comuns. Para ambas situações o isolamento contribuirá para um clima agradável dentro das residências e/ou espaços, equilibrando a temperatura de dentro para fora. 

Vale ressaltar que, para além disso, os isolamentos térmicos ajudam na redução do uso de energia elétrica, evitando o uso em excesso de ar-condicionados, ventiladores e/ou aquecedores.

Se você é um profissional da área e deseja conhecer um pouco mais sobre os materiais e entender sobre a construção sustentável, baixe o nosso app Caldesul na Play Store (disponível apenas para Android).