Caldesul

Tipos de Vedações e seus materiais

O significado dessa palavra é bem simples, vedação, de acordo com o dicionário, significa:  “Qualquer coisa que serve para vedar, estancar, fechar”

É fácil entendermos que pode ser qualquer coisa que veda algo, mas na prática não é bem assim, pois há uma necessidade que a vedação seja 100% duradoura, evitando assim prejuízos futuros para aquele que realizou, portanto, fique atento aos materiais que serão utilizados e sua qualidade, pois não irá querer realizar o trabalho novamente.

A seguir, você vai saber um pouco sobre alguns tipos de vedação e quais materiais são usados para isso:

Vedações axiais.

Esses são elementos de vedação relativamente simples e são usados como uma forma de vedar secundária, onde seus retentores principais estão sujeitos a grandes quantidades de contaminantes. Aqui encontramos dois tipos:

Retentor V’rins 

Selos mecânicos (com superfícies retificadas).

Vedações hidráulicas.

Essa vedação é desenvolvida para reter fluidos hidráulicos e evitar os contaminantes líquidos e sólidos para manter a pressão. Esse tipo exige vedadores de vários modelos, tais como gaxetas de pistão, gaxetas de haste, raspadores, anel guia e fita guia. Os materiais mais usados são: 

Poliamida;

Monômero de etileno-propileno-dieno;

Polietileno de peso molecular ultra alto;

Borracha de silicone;

Resinas Perfluoroalcoxi;

Elastômero de poliéster termoplástico;

Borracha nitrílica;

Acrilato de acrilonitrilo-butadieno hidrogenado ou HNBR;

Fluorelastômero;

Politetrafluoretileno;

Poliuretano;

Fenólico/Lona;

Resina de Acetato.

Vedações estáticas

Anel oring é o material mais comum nesse tipo de vedação, pois dentro de sua característica está o fato de suportar altas temperaturas.

Juntas.

Esses são elementos de vedação utilizados em motores de combustão, vedação de carburação, bombas de motores automotivos, dentre outras, sendo na maioria das vezes ligadas a motores à combustão.

Há diversos tipos de vedações para cada necessidade, procure sempre um profissional adequado para saber exatamente o que você precisa e evite dores de cabeça posteriormente.