É cada vez mais frequente os projetos de casas e de ambientes de trabalho contemplarem sistemas de isolamento térmico e acústico. Afinal, quem não gosta de desfrutar de um ambiente confortável nem muito frio nem muito quente? Também faz diferença na qualidade de vida das pessoas espaços aconchegantes e mais silenciosos, com menos barulho e ruídos.
Atualmente, em consequência da pandemia, a residência é, ao mesmo tempo, o lugar de lazer, descanso e também de trabalho. Como se passa grande parte do tempo em casa, mais necessários são os sistemas de isolamento térmico e acústico. Um ambiente agradável e confortável influi não só no bem-estar das pessoas, mas também na produtividade.
Dicas importantes
A Caldesul, além de disponibilizar consultores que ajudam seus clientes na escolha do material adequado e com orçamento gratuito, preparou uma lista com os materiais mais utilizados para isolamento térmico e acústico.
E, para garantir a instalação de um isolamento térmico e acústico eficiente é fundamental a escolha de materiais de qualidade e adequados para cada tipo de ambiente. Como no mercado há muitas opções de produtos, o segredo é escolher o certo, conforme o projeto da sua casa. Em caso de não ser aplicado o isolante adequado, o sistema pode não funcionar e o investimento pode ter sido dinheiro colocado fora.
Confira abaixo, os materiais mais indicados:
Isolantes térmicos
Lã de rocha
Muito utilizada em isolamentos, principalmente pelas diferentes formas, a lã de rocha é feita de rocha basáltica especial e outros minerais. Esses componentes ficam aquecidos em temperaturas que atingem até 1500ºC e se tornam filamentos, os quais dão origem a produtos que podem ser flexíveis ou duros, conforme o nível de compactação.
A lã de rocha pode ser encontrada em diferentes formas:
Feltro – Sua aplicação reduz a troca de calor entre as superfícies interna e externa isolada, em virtude da sua baixa condutividade térmica. Os feltros podem ser aplicados sob coberturas, sobre forros vazados e forros falsos, entre telhas metálicas, alvenarias, divisórias, equipamentos térmicos e em caixas acústicas
Tubo – É a forma ideal para aplicação em encanamentos
Manta – Também pode ser usada em tubulações, além de superfícies irregulares
Painel – Tem inúmeras densidades, por isso é versátil. Por essas particularidades, é muito utilizado. Na construção civil, é usado em caixas acústicas, como miolo para divisórias e alvenarias, sobre forros e em coberturas. Já na indústria, pode ser usado em equipamentos industriais, tanque, tubulações, fogões e estufas e aquecedores.
Placa de fibra cerâmica
Com alta capacidade de isolamento térmico, leve e flexível, a placa de fibra cerâmica é produzida a partir da sílica e alumínio com alto grau de pureza. Dessa combinação, surgem fibras refratárias totalmente inorgânicas, que, por se submeterem a um processo de formação a vácuo, garantem ao produto final boa resistência mecânica.
As placas são utilizadas, principalmente, de revestimento secundário, como “back up” de refratários.
Placas de vermiculita
As placas e blocos de vermiculita são extremamente leves e prensadas. Produzidas à base de vermiculita expandida e ligantes inorgânicos, possuem densidade de 360kg por m3 e apresentam boa resistência mecânica.
A placa de vermiculita não contém amianto e nenhum componente tóxico prejudicial à saúde. Produto inodoro, imputrescível, não deteriorável e incombustível, é indicado para uso em temperaturas de serviço contínuo de até 800º C.
Cortiça
Bastante leve e resistente, a cortiça se adapta bem às mudanças de pressão e temperatura, pois ao ser pressionada, não aumenta de volume no lado oposto. É leve pelo fato de mais da metade de seu volume ser composto por ar.
Uma das vantagens desse tipo de material é que não se deteriora com o passar do tempo por ter resistência, especialmente à umidade. É um produto impermeável. Também tem uma lenta combustão e não se deforma em caso de choques. Além disso, a cortiça é um material que não promove absorção de pó e, por esse motivo, pode ser considerado antialérgico.
Lã de vidro
A lã de vidro é feita de produtos semelhantes aos da lã de rocha, entretanto com sílica e o sódio (areia e vidro), além de resinas. Os componentes são fundidos em alta temperatura e centrifugados (1800°C). Como consequência, esse tipo de material dá origem a diferentes formatos, entre eles placas e rolos. Com a função de impedir a transferência de calor, a lã de vidro pode ser aplicada em telhas metálicas, forros, lajes e em diferentes telhados.
Poliestireno expandido (EPS) ou isopor
Conhecido popularmente como isopor, o Poliestireno expandido é um material muito utilizado pela sua versatilidade. Leve e de fácil manuseio, o isopor pode ser aplicado em telhas, forros, lajes, divisórias e paredes e com um resultado muito eficaz como isolante.
Isolantes acústicos
Lã de rocha
Feita de rocha basáltica especial e de outros minerais, a lã de rocha é muito utilizada em isolamentos, principalmente pelas diferentes formas em que é encontrada.
Os feltros leves e flexíveis em lã de rocha são ótimos isolantes acústicos. De fácil manuseio, podem ser aplicados sob coberturas, sobre forros vazados e forros falsos, entre telhas metálicas, alvenarias, divisórias e em caixas acústicas.
Outra forma de lã de rocha é o painel revestido, utilizado para isolar ruídos. Por ter muitas densidades, é versátil. Pode ser aplicado, entre outros locais, em divisórias de residências.
Mantas de poliuretano
São utilizadas para bloquear vibrações e vedações. Segura e eficiente, a manta de poliuretano pode ser aplicada, de acordo com a necessidade do cliente.
Lã de vidro
Fabricada com componentes semelhantes aos da lã de rocha, a lã de vidro absorve melhor os sons que outros tipos de isolantes acústicos. Muito resistente, pode ser aplicada em telhas metálicas, forros, lajes e em diferentes telhados.
Drywall de lã de vidro ou de rocha
Placas com média espessura e leves, o drywall é uma das técnicas mais utilizadas para isolamento residencial. São placas de gesso laminado e tem capacidade para barrar até 30 decibéis. Combinado com lã de vidro ou de rocha, esse material aumenta o poder de isolamento.
Espuma acústica
São placas leves de espuma que absorvem o som interno. É mais utilizada em ambientes com música e com produção de vídeo e áudios.
Quer conhecer todos nossos produtos? Acesse aqui.