O outono é a estação do momento, mas logo ali à frente, em junho, o inverno baterá à porta. E você precisa deixar sua casa confortável para não passar frio, ainda mais, agora, que, para muitas pessoas, a casa também virou o ambiente de trabalho.
A Caldesul ajuda você a deixar sua casa mais aconchegante para receber a estação mais fria do ano com dicas sobre como instalar um sistema de isolamento térmico eficaz.
1 – Contratação de um profissional
Primeiro, você deve procurar um especialista na área para ajudá-lo, no caso um arquiteto. O ideal é que o isolamento térmico seja planejado no projeto da obra, com o revestimento realizado durante a fase da construção.
Entretanto, existem formas de adaptar o sistema para construções em funcionamento, inclusive em estruturas que não podem ser esvaziadas para aplicar o isolamento.
2 – Elaboração do projeto
Escolhido o profissional, caberá a ele elaborar o projeto de isolamento térmico. Para isso, avaliará quais os ambientes que vão receber o isolamento, que pode ser instalado tanto em paredes quanto em telhados, e indicará os materiais mais adequados para cada um deles.
3 – Escolha dos materiais
A fase da escolha dos produtos precisa ser bem criteriosa para evitar dor de cabeça no futuro e até desperdício de dinheiro. Isso porque existem diversas opções de materiais no mercado e há alguns que se adaptam melhor a certos ambientes do que para outros, de acordo com o projeto.
Nessa análise criteriosa, é importante, ainda, levar em conta que, para cada construção, há limitações, inclusive aquelas impostas pelos materiais utilizados.
Fatores como facilidade de instalação, preço, versatilidade, resistência à água, mofo, sustentabilidade e durabilidade também devem ser avaliados. Todos esses cuidados e observações farão diferença no funcionamento do sistema de isolamento.
4 – Compra dos produtos
Definidos os ambientes e os materiais a serem utilizados, o próximo passo é a compra em uma empresa especializada e com experiência no ramo para garantir produtos de maior qualidade e para agregar, ainda, custo-benefício. Às vezes, o melhor preço nem sempre é o isolante de maior qualidade ou a melhor alternativa.
Referência em isolamento térmico e acústico, a Caldesul tem uma equipe de consultores para auxiliar o cliente gratuitamente. Esses profissionais ajudam a indicar os materiais mais adequados para o projeto e a quantidade necessária para o revestimento eficaz. Tanto o proprietário da casa quanto o arquiteto ficarão bem mais tranquilos com o auxílio de uma consultoria especializada.
5 – Instalação dos isolantes
Escolhido e comprado os isolantes mais indicados para a estrutura, é a hora de fazer a instalação do material. Todo o processo precisa ser acompanhado de perto pelo arquiteto para verificar se o isolante está sendo aplicado de forma e no local adequado.
Há materiais que são instalados durante a construção do imóvel, uma vez que são, por exemplo, indicados para ficarem entre as paredes, antes da camada de revestimento. A instalação também deve seguir as recomendações do fornecedor para não reduzir a eficiência do material utilizado, fator que tem de ser observado pelo arquiteto.
O ideal é, além do acompanhamento de um profissional da arquitetura, a contratação de uma empresa ou equipe especializada em instalação de sistemas de isolamento térmico para fazer o serviço.
Benefícios de um isolamento de qualidade
Um isolamento eficiente e de qualidade não gera apenas conforto térmico, mas contribui para a saúde. O sistema quando bem instalado e utilizando os materiais adequados, tende a diminuir a umidade do ambiente. Como consequência, reduz também a proliferação de ácaros e mofos que podem resultar em doenças respiratórias.
Com essas dicas, você pode ficar tranquilo que sua casa estará preparada e confortável para aguardar a chegada da estação mais fria do ano.