fbpx

Caldesul

Tijolo refratário e suas vantagens.

Se você pensa em construir, considere o tijolo refratário como um dos seus aliados para a criação de estruturas resistentes ao fogo. Este tipo de material é muito utilizado em diferentes ambientes de lazer, de casa ou construção.

A sua versatilidade é ampla, podendo ser utilizado em lareiras, fogões a lenha e churrasqueiras, entre outros aparatos de uma casa ou até mesmo na indústria. Isso é possível por causa de uma característica peculiar do tijolo.

Entender essa característica é primordial para usá-la de forma sustentável e com melhor aproveitamento para a finalidade da construção. Materiais refratários, por definição, são aqueles que suportam altas temperaturas sem alterar a sua estrutura. De uma forma mais clara, quando expostos ao calor, os tijolos refratários permanecem intactos, sem danos a resistência, sem expandir e sem conduzir eletricidade.

Por isso que o tijolo refratário é perfeito para a criação de estruturas que entram em contato com grandes temperaturas. Isso serve tanto para as residências quanto para as indústrias. A sua composição é de cerâmica altamente porosa e resistente à transferência de calor.

Onde usar?

Como foi destacado, existem muitas utilidades para o tijolo refratário, mas uma das mais comuns, é o seu uso em churrasqueiras residenciais. Além de oferecer segurança e resistência à transferência de calor, o uso do material oferece um requinte visual.

Também é muito comum usar o tijolo refratário nos diferentes tipos de forno, desde os industriais aos de comércio. Entre os exemplos, podemos citar os fornos de padarias, pizzarias, para calcinação de minérios, da indústria de vidros e cristais, incineradores de material hospitalar, entre tantos outros. Popularmente também é material utilizado para a concepção de fogões a lenha em complemento aos tijolos tradicionais. Essa composição ajuda na manutenção da temperatura do aparato, além de propiciá-lo um charme único. 

Além disso, é muito utilizado em lareiras, pois possibilita que o ambiente esquente com grande facilidade, além de possibilitar que a temperatura se mantenha. Recomendado para salas de casa, chalés e hotéis, possibilitando um toque diferenciado de estilo e bem-estar.

Vantagens do tijolo refratário

Existem muitas vantagens em construir com o tijolo refratário:

  • A principal é a sua alta resistência a temperaturas extremas e às variações bruscas. 
  • Apresenta resistência a esforços mecânicos, como choques e batidas. 
  • Não gera umidade e limita a sua propagação pelo ambiente. 
  • Visualmente bonito, o que gera ganhos também na decoração. 
  • O preço é acessível.

O material também possui efetividade no isolamento acústico, sobretudo em comparação a diferentes tipos de tijolos. Pode ser combinado com outros materiais isolantes de ruídos, como a lã de rocha.

Vale lembrar que o tijolo refratário não é isolante térmico. Ele expande/reflete o calor para os dois lados, interno e externo e por isso no lado externo aconselhamos colocar um isolante térmico para bloquear essa transmissão de calor, e assim proteger o acabamento, evitando este material de rachar. Como exemplo, acabamentos feitos em uma churrasqueiras ou móveis encostados em uma lareira ou churrasqueira.

Então, que tal usar o tijolo refratário nas suas construções e projetos? Consulte a Caldesul e faça um orçamento. Oferecemos uma linha completa de isolantes termo-acústicos para todos os ambientes. Fale com um dos nossos consultores.